terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

De Barbados a Guaraqueçaba

29/12/2013. Saímos de Barbados depois do almoço em direção à Guaraqueçaba. Continuava fazendo muito calor. Na saída cruzamos com um pescador de Barbados e seu filho pescando nas proximidades.





Logo chegamos ao canal que liga a Baía dos Pinheiros à Baía das Laranjeiras, contornando a Ilha das Peças. Passamos por Tibicanga, um vilarejo de pescadores onde predominam as casas de madeira e as canoas tradicionais.
 Vilarejo do Tibicanga.
  Vilarejo do Tibicanga.

Os meninos aproveitaram o calor para brincar na água durante a navegação. De vez em quando caiam e precisavamos parar para "resgata-los".







Vídeo dos meninos se divertindo na água durante a navegação.

A parte final deste canal, apesar de parecer largo, é muito raso e precisa ser navegado com cuidado. Durante a navegação o motor esquentou e verifiquei que a mangueira pequena de retorno do ciclo de arrefecimento estava rasgada e não foi possível utiliza-la. Coloquei então em ação o plano B: a utilização do motor de popa de 8 HP do bote que havia sido comprado já prevendo esta utilização. Funcionou perfeitamente, navegávamos a 4 nós. 
No meio da tarde avistamos ao longe a pacata cidade de Guaraqueçaba.

Vista ao fundo da Cidade de Guaraqueçaba.
Veleiro Jazz 4 em Guaraqueçaba.
Por do sol em Guaraqueçaba.

TRACK DA NAVEGAÇÃO: De Barbados a Guaraqueçaba. 
(* Não utilizar para navegação.Use somente para visualização do percurso. ** O sistema GPS possui erros de dezenas de metros)

No dia seguinte, logo cedo fui com Jânio comprar a mangueia do motor em alguma oficina mecânica . Passando pela cidade Jânio encontrou o Alemão passando com sua caminhonete. Ele comentou que estava contente com sua nova empreitada: plantação de palmito, muito cultivado na região. Indicou a oficina do Alemão (outro Alemão) e nos deu carona até lá. Ainda bem, pois não era nada perto. Felizmente encontramos uma mangueira com o mesmo diâmetro. Agradeço aos Alemão(s) pela gentiliza, característica da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário