Nicolas Yudji Bernal

Comecei a velejar em optimist em 2011, quando entrei para a escola de vela do Yatch Club Santo Amaro (YCSA). Neste mesmo ano, também comecei a velejar com meu pai em regatas, passeios e cruzeiros no veleiro Jazz 4, um veleiro de oceano velamar 31. Participei de um trecho do Cruzeiro da Costa Leste 2012 entre Vitória e Salvador e da tradicional Regata Aratu Maragojipe, na Bahia.
Em 2012 e 2013 participei como tripulante mirim do veleiro Chroma (B&C 46), participando de Regatas em Santos, Ilhabela (incluindo a Regata Volta da Ilha dos Alcatrazes e Volta da Ilhabela) e Circuito Rio.
Em 2013, após completar a escola de vela, entrei para a Equipe Jovem de Vela do YCSA e participei da minha primeira regata de optimist: a Regata da Flotilha da Garoa (na Represa Guarapiranga), onde fiquei na 6ª colocação na categoria principiante. Meus principais resultados no ano de 2013 na categoria principiante de optimist foram: 1º lugar da Taça dos Lagos (Guarapiranga), 2º lugar da Taça Colégio Porto Seguro (Guarapiranga), 1º lugar da Taça Colégio Humboldt (Guarapiranga), 1º lugar da Associação de Vela de São Sebastião (São Sebastião) e 2º lugar no Campeonato Norte Nordeste de Optimist (Maria Farinha, Recife). Ao final do ano de 2013 alcancei o 1º lugar do Ranking da Classe Optimist de São Paulo (COSP). O cálculo do ranking levou em conta 32 regatas em 8 campeonatos.
Em janeiro de 2014, realizei minha última regata na categoria principiante de optimist: a Copa Brasil de Estreantes de Optimist, em Recife, onde obtive um 3º lugar na categoria infantil principiante e 4º lugar na principiante geral. Na sequencia, já como veterano, no Campeonato Brasileiro de Optimist, fiquei em 12º lugar na categoria veterano infantil e 54º lugar na categoria veterano geral. Em março, no Campeonato Norte Nordeste de Optimist realizado em Salvador-BA, que contava como etapa para a seletiva para o mundial, fiquei em 2º lugar na categoria veterano infantil e 12º lugar na veterano geral.

Sobre a classe optimist

O veleiro da classe optimist é voltado exclusivamente para crianças, sendo indicado para crianças de 7 a 15 anos de idade. O peso ideal do velejador é 45 Kg.
No Brasil, a classe optimist possui as seguintes categorias: 
  • Principiante (1º ano de participação)
  • Veterano Mirim (até 10 anos)
  • Veterano Infantil (até 12 anos)
  • Veterano Juvenil (até 15 anos)

Meu veleiro optimist

Numeral: BRA 3163, marca LANG (Riotecna - Argentina), até junho de 2014
Numeral: BRA 3505, marca LANG (Riotecna - Argentina), após junho de 2014

Copa Brasil de Estreantes de Optimist 2014 

A Copa Brasil de Estreantes foi realizada de 4 a 6 de janeiro na Praia de Maria Farinha, Paulista, PE (região metropolitana de Recife) e teve a participação de 35 velejadores da categoria Estreante (principiante). O campeonato fez parte do campeonato brasileiro de optimist. Resultados: 3º lugar categoria juvenil e 4º lugar na classificação geral. Após este campeonato, Nicolas passou para a categoria veterano.

Foto: Volnys Bernal
Foto: Volnys Bernal
Foto: Volnys Bernal.
Foto: Marcos Méndez.
Foto: Marcos Méndez.
Foto: Marcos Méndez.

Campeonato Brasileiro de Optimist 2014

O Campeonato Brasileiro de Optimist foi realizado de 7 a 12 de janeiro na Praia de Maria Farinha, Paulista, PE (região metropolitana de Recife) e contou com 136 velejadores. Resultados: 12º lugar categoria juvenil e 54º lugar na classificação geral.

Foto: Marcos Méndez.
Foto: Marcos Méndez.
Foto: Marcos Méndez.
Foto: Marcos Méndez.

Campeonato Norte Nordeste 2014 (etapa seletiva para mundial)

O Campeonato Norte Nordeste de Optimist 2014, que também valeu como etapa da seletiva para o campeonato mundial, foi realizado de 13 a 16 de março em Salvador (BA). Resultados: 2º lugar categoria veterano infantil e 12º lugar na classificação geral.

Foto: Marcos Méndez.
Foto: Marcos Méndez.
Foto: Marcos Méndez.
Foto: Marcos Méndez.